Que sujeira é essa?

Se você já se pegou pensando sobre uma sujeirinha de final de taça, típica de alguns vinhos e até mesmo de alguns sucos de uva, chegou a hora de entendê-la melhor...

Afinal, o que são essas partículas? São tartarato de potássio, subproduto do ácido tartárico presente nas uvas.

Trata-se de um depósito natural de resíduos, que se forma no fundo da garrafa, com o tempo de envelhecimento.

Na realidade, antigamente, todos os vinhos, jovens ou velhos criavam muito depósito. Mas é que os produtores ainda não tinham tanto domínio sobre técnicas de clarificação, que separam os resíduos sólidos durante o processo de vinificação. Dizia-se, inclusive, que “no fundo da garrafa havia o que beber e o que comer”.

Assim, praticamente todos os vinhos precisavam ser decantados, na hora de servir, por uma questão bastante prática: para diminuir a quantidade de borras nas taças.

Não que elas façam mal à saúde se engolidas, pois não fazem. Mas podem não ser agradáveis nem à visão nem ao paladar de quem está desfrutando um bom momento e um bom vinho. Sua textura pode incomodar, e seu gosto pode ser amargo. Portanto, nesse caso, sugere-se, sim, a decantação.

E quais vinhos apresentam esses resíduos? Na maioria dos casos, vinhos tânicos envelhecidos. Isso é um problema, ou um defeito do vinho? Não.

Aliás, essa pode até mesmo ser até uma escolha, acredite. Vinhos muito artesanais, cujos processos dispensam excesso de manipulação por parte do enólogo, podem, sim, trazer consigo um pouco de borras.

A maioria das bebidas é tão industrializada, pasteurizada, homogeneizada e filtrada, que torna-se inconcebível essa possibilidade. Mas esse não é o caso dos vinhos. Não mesmo.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a decantação de vinhos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em